terça-feira, 22 de junho de 2010

Au Revoir, France


A França dá adeus a Copa do Mundo na África. Em uma apresentação para ser esquecida, os azuis voltam mais cedo para casa. Não se pode denominar a derrota de hoje como mais uma zebra, pois a equipe francesa já enfretava crise dentro e fora de campo, sua saída fora coroada com uma belíssima derrota.

No grupo passaram México e Uruguai. É uma pena não ver El Loco jogando ativamente, mas só a sua presença no banco, já agrada a muitos botafoguenses. A vitória uruguaia selou a boa campanha da equipe na primeira fase da competição. México agradou, mesmo sendo derrotado, poderá pegar Los Hermanos na próxima fase da Copa.

Mudando um pouco o foco do assunto, reparamos a presença da Nike na Copa através das chuteiras. A chuteira tem o mesmo desenho usado por muitos jogadores. Não é um primor de beleza, mas a marca se faz presente na Copa, mesmo que seja por um detalhezinho. As chuterias só mudam em casos extraordinários como o de Cristiano Ronaldo. Mas, sem dúvidas, a Adidas "abafou" a exposição da Nike nesta Copa. Ponto para Adidas.

Uma pena o país das vuvuzelas e da Jabulani estar fora das oitavas. Pelo menos, conseguiram uma vitória sobre um campeão mundial. Se bem, que a atual França de longe apresenta a mesma ameaça daquela de 1998. Uma seleção briguenta , em crise e totalmente apagada. Que bom que saíram, menos um problema para nós brasileiros na competição.

As farpas estão voando na África. Após Dunga dar uma boa resposta a um jornalista, que faz parte do coro anti-Dunga (apesar ser um excelente jornalista), hoje foi a vez de Kaká espetar Juca Kfouri. É lamentável que ainda fiquem falando da religião do Kaká até na Copa do Mundo. Mudem o foco, evoluam e sejam mais inteligentes, para quê falar de religião se temos o futebol como pauta?

Nesta Copa o que muito se ouve são reclamações. Reclamm do Dunga, das vuvzelas, da Jabulani, do juiz, até da religião. Se busca-se o título, o importante é a vitória não importando o placar. Os inimigos estão caindo e o caneco se aproxima. Au revoir, France, que a viagem de volta seja agradável e com poucas turbulências.

Nenhum comentário: