terça-feira, 15 de junho de 2010

Tudo Culpa da Jabulani


Hoje os canarinhos estrearam, enfim. Muitos sonhavam com uma goleada, mas o placar foi magrinho. Mas o Brasil mostrou um futebol modesto, talvez por enfrentar uma equipe modesta. E o placar não me preocupa pois outras seleções também tiveram confrontos com poucos gols. Será que a escassez de gol tem algo com a tal nova bola?

A Jabulani até agora foi a personagem mais falada da Copa do Mundo. Muitos odeiam, aqueles que tecem algum comentário positivo, coincidência ou não, são patrocinados pela Adidas, dona da bola por lá. Kaká disse que é uma mera questão de adaptação, mesmo sendo mais leve, a bola tem muitas vantagens.

Vantagens talvez para atacantes que podem usar do chute uma arma mortal. Os goleiros sofrem com tantas curvas, que podem enganar no momento do arremate. Mas ainda tem aqueles que tratam mal qualquer bola, vide Felipe Melo (que ainda acha que é craque) isolando a Jabulani para onde seu nariz aponta.

Falando em seleção, apesar do placar apertado fomos bem. Não há motivos para preocupações, pois muitas grandes seleções empataram ou suaram para vencer. Temos ainda no mínimo três partidas pela frente e muito chão para caminhar. Acredito que dá para levar para segunda fase. Domingo é a vez da Costa do Marfim, temos que tomar cuidado para não cometer os mesmos erros, mas depois que se viu hoje diante da mediana equipe de Portugal, temos grandes chances de vencer.

Poucos gols e muitas faltas. Isso se resume a primeira rodada da Copa. A bola pode ser culpada por parte dessa secura e excesso de caneladas. Por ser mais rápida exige mais preparo físico e técnico dos jogadores. Mas a culpa não é só da pobre Jabulani, muitos não têm ajudado em nada e dificulta a vida da coitadinha que só apanha.

E as vuvuzelas por aqui não páram um minuto. Segundo pesquisas, as cornetas africanas fazem mais barulho que um helicóptero. Nunca imaginei usar um EPI para cobrir uma Copa do Mundo. Mas tudo é festa e tudo é válido para respirar a Copa, pena que é apenas de quatro em quatro anos. Esperamos que a vuvuzelas anunciem mais gols e que o casamento em crise de jogadores e Jabulani tnha uma longa lua-de-mel.

Nenhum comentário: