sábado, 19 de junho de 2010

Obrigado, Mestre


Que parem a festa, nem que seja por um minuto. O Mestre Saramago foi debatar com Deus, justo aquEle quem tanto não acreditava. Se havia um homem acima da média no que tangia literatura universal, esse senhor se chamava José Saramago. Em meio as tais culturas populares do créu, nos fará tanta falta as palavras dele.

Seu primeiro diploma foi de mecânico. E assim foi a vida inteira, um mecânico das mentes de seus fiéis leitores. A cada obra, Saramago "trocava o óleo" e consertava algo dentro de nossa alma, nosso intelecto. Depois disso foi jornalista, escritor, dramaturgo, poeta, romancista, crítico, UFA! Suas múltiplas habilidades era invejável. Era a excessão da regra "quem sabe um pouco de tudo, sabe muito de nada". Tudo bem, ele é gênio, merece ser excessão.

Sua primeira obra, um romance, foi Terra do Pecado , em 1947. Sua última, em 2006,As Pequenas Memórias. O seu livro dito como mais polêmico e que causou uma certa "briga" com o governo português foi O Evangélho Segundo Jesus Cristo. Saramago ainda é condecorado pelo Prêmio Camões e o maior de todos Prêmio Nobel de Literatura, o único escritor da língua portuguesa a ganhar o Nobel.

Um livro lançado em 1995 virou filme em 2008. Ensaio sobre a Cegueira, foi dirigido por Fernando Meirelles, e foi sucesso de crítica. Aliás, falando em crítica, Saramago era categórico em dizer que era ateu e contestava muito a Igreja Católica, que tinha muita admiração pelo escritor, que o considerava alguém com quem podia discutir.

Saramago foi para Ilhas Canárias após se desentender com o governo português. Coisas de alguém evoluído, pois foi humilde e sábio ao fazer valer a expressão "os incomodados que se mudem". Seu exílio valeu como um protesto pacífico e mostrava sua profunda insatisfação a tal censura.

Poderia encher essa página toda falando sobre ele. Mas, quem sou eu para falar algo de bom dele? Nem palavras tenho. Um mero blogueiro para falar de um imortal literário. Quanta petulância minha. Mas vale render uma singela homenagem. E pedir desculpas pelos homicidas culturais e literários que berram aos nossos ouvidos ao som de créu, restart e cine. Crianças, vocês têm muito a aprender e a respeitar. Mas a vocês, fica a minha vergonha como solidariedade a letras de tão baixo nível.

OBS.: Infelizmente, a FIFA não é muito felexível quanto a homenagens, nem que seja de um minuto de silêncio. Acredito que Portugal não venha homenagear saramago na Copa do mundo.

Nenhum comentário: