sábado, 26 de junho de 2010

Semi-Escravos Brasileiros


Você sabia que a Organização Mundial da Saúde diz que todo ser humano deve ter em média 8 horas diárias de sono? Sabia, também, que o Ministério do Trabalho determina no máximo 46 horas semanais de trabalho, sendo 8 horas diárias? O ilustre leitor deve se perguntar o que algo tem a ver com outro. Tudo, querido pavunense, tudo.

Nós do The Pavuna Times começamos uma pesquisa com alguns trabalhadores. O resultado parcial mostra que muitos não dormem as horas devidas, não vão ao médico e ao dentista regularmente e tem poucas horas de lazer e convívio social. O motivo é a falta de tempo. Isso mesmo, muitos trabalhadores não tem tempo para cuidar de sua saúde ou pouco tempo para seus filhos.

Uma consulta com um bom terapeuta custa caro. Mesmo assim, os consultórios estão lotados de stressados. É difícil conseguir vagas para horários tipicamente de almoço (entre 12h e 14h) e mais difícil ainda após expedientes com horários administrativos (entre 17h e 18h). Ou seja, o horário que o trabalhador tinha para seu lazer ou almoço é substituido por terapia.

Nas classes mais altas se trabalha tanto para manter o alto padrão financeiro. O que antes o homem trabalhava para suas necessidades básicas (lembra da pirâmide de Maslow?), hoje trabalha mais para ganhar mais e ter como pagar ítens que não são classificados como básico, mas que muitas vezes o coloca em um status social mais elevado.

Nas classes mais baixas, além de alguns pontos acima, pois a classe média cresceu se tornando heterogênea e com maior poder de compra, os não-tão-ricos possuem uma família com muitos membros. Para sustentar tantas bocas, o trabalhador é forçado a dispor de um tempo maior produzindo.

Nesse mundo onde tanta gente quer trabalhar, e muito, as empresas apostam nisso. Essa semana vi um cargo oferecido para jardineiro em uma universidade. O expediente era de 10 horas diárias, cinco dias na semana, somando 50 horas semanais. Você duvida que não se candidataram muitas pessoas? Se querem trabalhar mais para ter mais dinheiro, as empresas "ajudam" mesmo sendo contra a lei.

Voltemos a levantar a bandeira de menos horas de trabalho. A lei de 40 horas semanais está a um passo de ser sancionada. Assim, os colaboradores do nosso Brasil varonil terão mais horas de sono, lazer e convívio social. O que resulta em motivação, saúde, bem-estar e boa produção. O que é melhor, trabalhar mais e produzir mal ou trabalhar o necessário e fazer um bom serviço? Nossos leitores já sabem a resposta.

Nenhum comentário: