segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Copa do Endomarketing


Dunga e Maradona têm as suas semelhanças, inclusive na postura de líderes. Ambos são contestados e já passaram por muitas críticas mas estão levando suas equipes rumo à uma grande conquista. Se vão conseguir, ou não, isso o tempo dirá mas uma coisa é certa, o trabalho como chefes está indo muito bem.

Um bom líder deve dotar de pleno conhecimento técnico. Assim, deve dominar a sua àrea de conhecimento e trabalho para adquirir respeito aos sesu liderados. Conhecimento prático também pode ser um diferencial para conseguir solucionar possíveis problemas. Carisma, ser político, educado, ter postura, humildade e democrático são algumas qualidades extra que formam o perfil de um bom comandante.

Toda equipe deve estar bem a vontade. Um líder chato que apenas cobra e não elogia, faz pressões internas deixando seus liderados stressados e ter um ambiente organizacional pesado irá resultar em uma desatrosa liderança. Equipe desmotivada, desiquilibrada organizacionalmente gera prejuízos ou desajustes no produto final.

Não adianta um boa força de marketing se a equipe não corresponde com aquilo que é proposto pela marca ou empresa. Se os colaboradores não "vestirem a camisa" e se engajarem no que é proposto, de nada adianta propagandas, mershandising e afins, pois a qualidade do produto estará afetada com o baixo rendimento motivacional da empresa. Se o empregado não souber o porquê de estar ali e para quem está produzindo, dificilmente ele estará engajado.

Esse engajamento é o que sobra nas seleções de Brasil e Argentina. Apesar de críticas e "corneteiros" falando mal e contra, os países têm boas equipes e grandes possibilidades de ser campeões. Grande parte desse mérito deve-se ao chefão. Mas uma possível derrota não significa fraqueza de um líder, pois em uma competição tão acirrada, assim como no mundo capitalista, pode existir uma estrutra melhor preparada pelo caminho.

Apesar de estilos de liderança bem diferentes, ambos estão alcançando bons resultados. A liderança dos dois é contestada por muitos, mas o trabalho interno de busca de motivação e alcance de um trabalho com qualidade é conseguido com êxito. Viva a Copa do Marketing e Endomarketing, que vença a equipe mais motivada.

Nenhum comentário: