quarta-feira, 30 de junho de 2010

Age Of Aquarius


"É a era de Aquário", assim diria Marcelo Tas sobre a atual cultura mundial. Eclipse estréia essa semana,e no orkut vemos o Bonde do Stronda em parceria com Cine fazendo "música". O que mais se verá? Bruno dizendo "quem nunca matou uma ex-amante?"

Crianças pequenas, outras bem grandinhas, para ver o sucesso da saga Crepúsculo. Assim como já tivemos a febre Harry Potter e RBD nos últimos anos, o casal (triangulo, talvez) vampiro (com um lobo?) volta às telonas nessa semana com sessões até de madrugada. Tudo isso para atender fãs enlouquecidas e namorados das fãs loucas.

O blog já falou sobre os tais coloridos. Bandas que fazem sucesso com letras vazias e se vestem de uma forma um tanto peculiar. Atualmente os amam ou os odeiam. É algo meio retrô com traços pós-modernos, o resultado? Gente inútil fazendo músicas babacas.

No blog tentamos ao máximo não expor opiniões que vão de choque a comunidades, grupos sociais ou ditas tribos. Mas, lutamos por uma sociedade mais culta e letrada. Infelizmente, a cultura se dividiu. De um lado uma cultura original e útil, de outra uma cultura junk food. Algo que podemos descartar, pois não há a mínima possibilidade de aproveito.

Quando o sucesso Crepúsculo ganhou forma, muitos pensaram "que bom, jovens e crianças lendo", mas ler aquilo é complicado. Uma história boba e bem "emo", sem muito tempero se aproximando de qualquer novelinha mexicana, o mocinho que ama a mocinha e terá que lutar pelo seu amor. O filme conseguiu estragar de vez o que restava de esperança. Um ator sem expressão e beleza bem exótica (pois há quem diga que ele é lindo ) fazendo um filme com a responsabilidade dessa saga. Se acha-o bom, veja quantos Oscars o filme levou, ou quais prêmios não-juvenis o filme conquistou.

Uma coisa seremos justos, o filme tem ótimos efeitos especiais. As locações são bonitas o que melhora um pouco a estética do filme. Ao contrário dos coloridos, sem conteúdo e a estética caleidoscópica. Mas nossos jovens gostam disso e é esse o problema, pois são esses os formadores de opinião deles, preocupante, não?

Esses são os formadores de opinião do nosso Brasil. Já chega as confusões do Bruno, coisa que o Flamengo que quer contruir uma imagem forte e uma marca consolidada, está com dificuldades para trabalhar. A esperança está na certeza que isso um dia vai passar, pois toda moda passa. Basta ver suas fotos do passado. Mas essa era de aquário está dando uma dor de cabeça.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Copa do Endomarketing


Dunga e Maradona têm as suas semelhanças, inclusive na postura de líderes. Ambos são contestados e já passaram por muitas críticas mas estão levando suas equipes rumo à uma grande conquista. Se vão conseguir, ou não, isso o tempo dirá mas uma coisa é certa, o trabalho como chefes está indo muito bem.

Um bom líder deve dotar de pleno conhecimento técnico. Assim, deve dominar a sua àrea de conhecimento e trabalho para adquirir respeito aos sesu liderados. Conhecimento prático também pode ser um diferencial para conseguir solucionar possíveis problemas. Carisma, ser político, educado, ter postura, humildade e democrático são algumas qualidades extra que formam o perfil de um bom comandante.

Toda equipe deve estar bem a vontade. Um líder chato que apenas cobra e não elogia, faz pressões internas deixando seus liderados stressados e ter um ambiente organizacional pesado irá resultar em uma desatrosa liderança. Equipe desmotivada, desiquilibrada organizacionalmente gera prejuízos ou desajustes no produto final.

Não adianta um boa força de marketing se a equipe não corresponde com aquilo que é proposto pela marca ou empresa. Se os colaboradores não "vestirem a camisa" e se engajarem no que é proposto, de nada adianta propagandas, mershandising e afins, pois a qualidade do produto estará afetada com o baixo rendimento motivacional da empresa. Se o empregado não souber o porquê de estar ali e para quem está produzindo, dificilmente ele estará engajado.

Esse engajamento é o que sobra nas seleções de Brasil e Argentina. Apesar de críticas e "corneteiros" falando mal e contra, os países têm boas equipes e grandes possibilidades de ser campeões. Grande parte desse mérito deve-se ao chefão. Mas uma possível derrota não significa fraqueza de um líder, pois em uma competição tão acirrada, assim como no mundo capitalista, pode existir uma estrutra melhor preparada pelo caminho.

Apesar de estilos de liderança bem diferentes, ambos estão alcançando bons resultados. A liderança dos dois é contestada por muitos, mas o trabalho interno de busca de motivação e alcance de um trabalho com qualidade é conseguido com êxito. Viva a Copa do Marketing e Endomarketing, que vença a equipe mais motivada.

sábado, 26 de junho de 2010

Semi-Escravos Brasileiros


Você sabia que a Organização Mundial da Saúde diz que todo ser humano deve ter em média 8 horas diárias de sono? Sabia, também, que o Ministério do Trabalho determina no máximo 46 horas semanais de trabalho, sendo 8 horas diárias? O ilustre leitor deve se perguntar o que algo tem a ver com outro. Tudo, querido pavunense, tudo.

Nós do The Pavuna Times começamos uma pesquisa com alguns trabalhadores. O resultado parcial mostra que muitos não dormem as horas devidas, não vão ao médico e ao dentista regularmente e tem poucas horas de lazer e convívio social. O motivo é a falta de tempo. Isso mesmo, muitos trabalhadores não tem tempo para cuidar de sua saúde ou pouco tempo para seus filhos.

Uma consulta com um bom terapeuta custa caro. Mesmo assim, os consultórios estão lotados de stressados. É difícil conseguir vagas para horários tipicamente de almoço (entre 12h e 14h) e mais difícil ainda após expedientes com horários administrativos (entre 17h e 18h). Ou seja, o horário que o trabalhador tinha para seu lazer ou almoço é substituido por terapia.

Nas classes mais altas se trabalha tanto para manter o alto padrão financeiro. O que antes o homem trabalhava para suas necessidades básicas (lembra da pirâmide de Maslow?), hoje trabalha mais para ganhar mais e ter como pagar ítens que não são classificados como básico, mas que muitas vezes o coloca em um status social mais elevado.

Nas classes mais baixas, além de alguns pontos acima, pois a classe média cresceu se tornando heterogênea e com maior poder de compra, os não-tão-ricos possuem uma família com muitos membros. Para sustentar tantas bocas, o trabalhador é forçado a dispor de um tempo maior produzindo.

Nesse mundo onde tanta gente quer trabalhar, e muito, as empresas apostam nisso. Essa semana vi um cargo oferecido para jardineiro em uma universidade. O expediente era de 10 horas diárias, cinco dias na semana, somando 50 horas semanais. Você duvida que não se candidataram muitas pessoas? Se querem trabalhar mais para ter mais dinheiro, as empresas "ajudam" mesmo sendo contra a lei.

Voltemos a levantar a bandeira de menos horas de trabalho. A lei de 40 horas semanais está a um passo de ser sancionada. Assim, os colaboradores do nosso Brasil varonil terão mais horas de sono, lazer e convívio social. O que resulta em motivação, saúde, bem-estar e boa produção. O que é melhor, trabalhar mais e produzir mal ou trabalhar o necessário e fazer um bom serviço? Nossos leitores já sabem a resposta.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fim dos Primeiros 45 Minutos da Copa


A Equipe do The Pavuna Times está triste! A Copa do Mundo chega a sua metade, uma pena. Copa do Mundo é um espetáculo raro e, assim como a aparição do cometa Halley, o evento tem dia e hora marcado para acontecer. A Copa deste ano teve muitas coisas especiais e outras nem tanto.

Como já falamos em outros posts essa Copa se destaca pelo engajamento. O clima da competição é um mix de futebol com um "quê" africano. Não é difícil ver pelas ruas da África do Sul turistas tocando tambor ou soprando vuvuzelas. Além disso, imagine o quanto de gente do mundo inteiro tirou foto da estátua do Mandela. Por onde você olhe lá estão as cornetas coloridas, fotos do Mandela, Jabulani e Hyundai.

Na verdade, caros, o que era Hyundai antes da Copa? Você deve se lembrar da Tucson (Uma singela cópia da Sportage). Mas pouco se conhecia sobre a marca que hoje faz a lotada dos jogadores que participam do mundial. Ótima visibilidade. Outro grande destaque fica com a Seara, que estampa sua marca em entrevistas coletivas e placas publicitárias.

Muito nos surpreendeu as saídas de França e Itália. Principalmente a Azzurra fará muita falta na competição. A atual campeã do mundo, não fará coro na fase mata-mata do mundial. E por pouco esse grupo não ganha mais um integrante, a Espanha ficou na corda bamba, mas seguiu firme e passa para as oitavas.

Vuvuzelas e Jabulani. Nomes estranhos à primeira vista, mas de fácil assimilação. A tão falada bola do Copa, amada e odiada, seria a segunda grande atração da Adidas na competição (a grande atração ficou com Kaká e Messi empatados). Por um lado não muito bom, a bola ganhou esse destaque. E para Adidas "Falem mal mas falem dela" segue como lema, haja vista que a imagem Adidas em nada será abalada.

Claro que todos do Blog torcemos pelo Brasil. Mas, se não puder levar o caneco, que uma seleção ainda não vencedora que o leve. Ainda torcemos por um time africano, mas está difícil para eles. Mas que ganhe Holanda ou até os EUA, seria agradável ver uma nova seleção no Hall dos Campeões.

Para essa outra metade, esperamos gols. Que o espetáculo continue. Muita coisa irá acontecer e muita adrenalina cairá em nossas veias. Amanhã a Jabulani volta a rolar e agora, quem perde ganha uma viagem de volta como consolo. Esperamos vida longa ao Brasil e que essa Copa do Mundo nos marque tanto quanto ver o Halley passar.

Uma Família Menos Um


Uma pausa na Copa. Daqui a pouco falaremos sobre a saída da Itália, mais precisamente depois do jogo da Espanha. Por hoje, abordaremos algo que a equipe do The Pavuna Times está vendo a nossa volta, caro pavunense. O que a mídia está abordando sobre nossas famílias. Sim, o conceito mudou e o olhar crítico midiático nos mostra uma nova tendência, acopanhemos.

Em uma campanha da marca Vivo, um pai vai se separar da mãe e a filha vive no dilema, não verá mais seu querido dad. Mas, como um passe de mágica, e aparentemente sem custos, um celular irá unir a família. Até expulsar um bicho debaixo da cama, pelo celular, o pai faz. A Campanha cria aquele ar "fofo", com a carinha triste da menina e um pai presente graças às novas tecnologias da informação.

Ainda tem a campanha da Qualy. Nessa, a mãe ganha destque, porém ela leva um namorado para conhecer a família. O filho não gosta muito e até bate o pé, mas o que uma manteiga não faz, caros amigos? Ela une esse conflito familiar e aos poucos o menino vai aceitando o novo amor de sua mãe.

Nas duas campanhas o ex-conjuge não aparece, mas deixa claro que por ali passou um divórcio. Pelo mundo já se vê em Two and Half Men, Hannah Montana e a saga Crepúsculo mostra essa nova tendência. Pais separados e filhos convivendo com tal situação harmoniosamente. O ineressante que esse contexto criado, acaba conquistando outros nichos de mercado que antes não foram inseridos em um planejamento de comunicação para as campanhas.

Se é uma realidade sendo mostrada pela mídia ou uma apologia ao divórcio como sendo algo natural, isso cabe a você julgar, ilustre pavunense. O que queremos dizer é que, a princípio, essa configuração de família vai ser abordada em séries, filmes e campanhas publicitárias. A série Drake e Josh foi além, o pai de um casou-se com a mãe do outro. Lembram de toma lá, dá cá?

Interessante ver que todo discurso construído é de forma a aproximar o telespectador para se identificar com a situação. Um ambiente familiar, com crianças lindas e carentes de atenção. Ou seja, por mais dolorosa, ou não, que a situação seja, cuide do que restou da família e se aproxime, através de um celular ou uma manteiga.

Fica aqui tal reflexão, será que é uma tendência midiática, social, comportamental ou viagem dos criativos das agências? A mídia ainda influencia tanta gente? Mesmo assim, vale ressaltar a boa redação das campanhas, o cenário criado e o buzz marketing que gerou. Campanhas boas sem apelos emocionais de baixo nível, essa tendência que queremos ver na publicidade.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vai que é sua, Júlio César!


Um bom time começa por um bom goleiro. Não adianta ter craques do meio para frente se a defesa está propensa a levar gols. Um belo exemplo é a equipe do Manchester City, que tem do meio para frente Adebayor, Tevez e tinha até Robinho, mas a equipe nunca emplacou grandes conquistas. Por outro lado, a Inter tem uma equipe ajustada da defesa ao ataque. E dentro da grande área não se destaca um atacante matador e sim a segurança de Júlio César.

Antes de se tornar um dos melhores goleiros do mundo na atualidade, sim pois Buffon há séculos apagado e Casillas falhando bastante, o goleiro brasileiro deveria receber o primeiro lugar da FIFA e não o terceiro, o número 1 brasileiro teve uma passagem pelo Flamengo onde ainda é ídolo. Há apenas cinco anos na Europa, Júlio César faz história por lá.

Assim como o Imperador que viveu até os 44 a.c, o brasileiro faz história na Itália. É cinco vezes campeão italiano e recentemente conquistou o maior título na carreira, Campeão Europeu. Além disso tem, três Copa da Itália e duas Supercopa Itália. Na seleção tem um Mundial sub-17, conquistado em 1997, Copa América 2004 e a Copa das Confederações em 2009. Pelo Flamengo são quatro estaduais, uma Mercosul e uma Copa dos Campeões.

Não é um típico jogador de futebol que tem a sua vida privada exposta em todos os jornais e revistas, apesar de ser casado com uma atriz. Quando se fala em Júlio César, normalmente se fala em títulos e glórias. Pai de um casal, a sua vida particular sempre teve um teor familiar e nada de badalação.

Apesar de referência, imagem de um bom pai e uma pessoa que merece respeito, o goleiro não é de expor um ar sisudo. Pelo contrário, sempre sorridente e brincalhão com jogadores e até jornalistas como se vê em muitas coletivas de imprensa pela Copa do Mundo. Sabe dosar o carisma com a responsabilidade de um campeão.

Júlio César Soares Espíndola, nascido em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. É nas mãos dele que passa a confiança de todo brasileiro em jogos da seleção. Pode até levar alguns gols, mas que no fim vençamos. Até por que não existe títulos sem algumas adversidades e não existe herói sem lutas. Ou seja, existe segurança melhor do que a de um super-herói?

terça-feira, 22 de junho de 2010

Au Revoir, France


A França dá adeus a Copa do Mundo na África. Em uma apresentação para ser esquecida, os azuis voltam mais cedo para casa. Não se pode denominar a derrota de hoje como mais uma zebra, pois a equipe francesa já enfretava crise dentro e fora de campo, sua saída fora coroada com uma belíssima derrota.

No grupo passaram México e Uruguai. É uma pena não ver El Loco jogando ativamente, mas só a sua presença no banco, já agrada a muitos botafoguenses. A vitória uruguaia selou a boa campanha da equipe na primeira fase da competição. México agradou, mesmo sendo derrotado, poderá pegar Los Hermanos na próxima fase da Copa.

Mudando um pouco o foco do assunto, reparamos a presença da Nike na Copa através das chuteiras. A chuteira tem o mesmo desenho usado por muitos jogadores. Não é um primor de beleza, mas a marca se faz presente na Copa, mesmo que seja por um detalhezinho. As chuterias só mudam em casos extraordinários como o de Cristiano Ronaldo. Mas, sem dúvidas, a Adidas "abafou" a exposição da Nike nesta Copa. Ponto para Adidas.

Uma pena o país das vuvuzelas e da Jabulani estar fora das oitavas. Pelo menos, conseguiram uma vitória sobre um campeão mundial. Se bem, que a atual França de longe apresenta a mesma ameaça daquela de 1998. Uma seleção briguenta , em crise e totalmente apagada. Que bom que saíram, menos um problema para nós brasileiros na competição.

As farpas estão voando na África. Após Dunga dar uma boa resposta a um jornalista, que faz parte do coro anti-Dunga (apesar ser um excelente jornalista), hoje foi a vez de Kaká espetar Juca Kfouri. É lamentável que ainda fiquem falando da religião do Kaká até na Copa do Mundo. Mudem o foco, evoluam e sejam mais inteligentes, para quê falar de religião se temos o futebol como pauta?

Nesta Copa o que muito se ouve são reclamações. Reclamm do Dunga, das vuvzelas, da Jabulani, do juiz, até da religião. Se busca-se o título, o importante é a vitória não importando o placar. Os inimigos estão caindo e o caneco se aproxima. Au revoir, France, que a viagem de volta seja agradável e com poucas turbulências.

domingo, 20 de junho de 2010

Yes, nós temos Fabuloso


Hoje descobri o porquê da Costa do Marfim ser uma seleção tão temida por muitos. Não jogaram, lutaram dentro das quatro linhas. Fair Play para quê, FIFA? A seleção da terra dos elefantes não conhece esse termo. Canelas à vista, e vão perder covardemente. Num jogo repleto de violência a arte e la mano de Dios brasileña nos deu a vitória.

Foi um golaço, como diziam os locutores de rádio. Luis Fabiano foi levantando a bola por cima dos grandalhões africanos e mandou para as artes com classe e a maestria fabulosa. O gol ficou ainda melhor pois foi a versão moderna do La Mano de Dios. O curioso foi o juizão perguntar depois do gol, se a bola bateu realmente no braço de Fabuloso. E ele ainda achava que ia ouvir um "Oui, monsieur"?

Falando nele, o francês foi bem fraco. Com as arbitragens sendo motivos de elogios, o juiz deste jogo não foi o que se esperava. Aliás, a França desce a ladeira do fracasso sem nenhum freio. A seleção sabe brigar e esqueceu o futebol na Torre Eiffel. Jogadores discutem e se xingam, até o preparador físico quer briga para todos verem. Que vergonha.

É vergonhoso, também, esquecer o futebol e partir para a agressão barata e cruel. Todos esperam que Elano saia bem, sem nenhuma fratura, após a entrada desumana e criminosa dos africanos. Antes fosse apenas nele, deram muitas outras e provocaram a expulsão de Kaká. E o juiz apenas assistiu de perto o que acontencia, fazendo pouco, no máximo apitando uma falta.

Mas não vamos ficar por aqui falando de derrotados. A apresentação da seleção dá moral para o time, confiança ao torcedor e cala a boca dos jornalistas que cornetam o time sem fundamentos. Essa é a tão temida Costa do Marfim, Milton Neves? Que venha, Portugal. Rumando vamos à vitória. Brasil, parabéns, a arte venceu a violência.

sábado, 19 de junho de 2010

Obrigado, Mestre


Que parem a festa, nem que seja por um minuto. O Mestre Saramago foi debatar com Deus, justo aquEle quem tanto não acreditava. Se havia um homem acima da média no que tangia literatura universal, esse senhor se chamava José Saramago. Em meio as tais culturas populares do créu, nos fará tanta falta as palavras dele.

Seu primeiro diploma foi de mecânico. E assim foi a vida inteira, um mecânico das mentes de seus fiéis leitores. A cada obra, Saramago "trocava o óleo" e consertava algo dentro de nossa alma, nosso intelecto. Depois disso foi jornalista, escritor, dramaturgo, poeta, romancista, crítico, UFA! Suas múltiplas habilidades era invejável. Era a excessão da regra "quem sabe um pouco de tudo, sabe muito de nada". Tudo bem, ele é gênio, merece ser excessão.

Sua primeira obra, um romance, foi Terra do Pecado , em 1947. Sua última, em 2006,As Pequenas Memórias. O seu livro dito como mais polêmico e que causou uma certa "briga" com o governo português foi O Evangélho Segundo Jesus Cristo. Saramago ainda é condecorado pelo Prêmio Camões e o maior de todos Prêmio Nobel de Literatura, o único escritor da língua portuguesa a ganhar o Nobel.

Um livro lançado em 1995 virou filme em 2008. Ensaio sobre a Cegueira, foi dirigido por Fernando Meirelles, e foi sucesso de crítica. Aliás, falando em crítica, Saramago era categórico em dizer que era ateu e contestava muito a Igreja Católica, que tinha muita admiração pelo escritor, que o considerava alguém com quem podia discutir.

Saramago foi para Ilhas Canárias após se desentender com o governo português. Coisas de alguém evoluído, pois foi humilde e sábio ao fazer valer a expressão "os incomodados que se mudem". Seu exílio valeu como um protesto pacífico e mostrava sua profunda insatisfação a tal censura.

Poderia encher essa página toda falando sobre ele. Mas, quem sou eu para falar algo de bom dele? Nem palavras tenho. Um mero blogueiro para falar de um imortal literário. Quanta petulância minha. Mas vale render uma singela homenagem. E pedir desculpas pelos homicidas culturais e literários que berram aos nossos ouvidos ao som de créu, restart e cine. Crianças, vocês têm muito a aprender e a respeitar. Mas a vocês, fica a minha vergonha como solidariedade a letras de tão baixo nível.

OBS.: Infelizmente, a FIFA não é muito felexível quanto a homenagens, nem que seja de um minuto de silêncio. Acredito que Portugal não venha homenagear saramago na Copa do mundo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copa das Zebras


Não há lugar melhor para uma zebra estar que em seu habitat natural, África! E por aqui, o mamífero que parece usar pijamas, já deu as suas caminhadas. A Suíça venceu a temida Fúria e hoje a fabulosa Almenha perdeu para Sérvia. Será que vem mais por aí?

A Argentina vem mostrando sua força. Não quis saber quem era Coréia do Sul e fez quatro gols, deixando Higuaín na artilharia da competição. Falando em Coréia, quatro atletas do Norte simplesmente desapareceram. Até agora, a Fifa não comentou sobre o caso. Se alguém vir um deles, por favor, nos avise. Já receboms uma ligação que parece ter visto um trabalhando em uma pastelaria em São João de Meriti.

Em um jogo disputado, EUA empatou e foi garfado. Quando ia conseguir uma virada histórica, o juizão viu, apenas ele viu, impedimento e anulou o gol dos americanos. Mas foi um bom jogo e trouxe equilíbrio para o grupo.

Um pouco de marketing agora, a Copa está trazendo esse engajamento a todos que vão assistir ao mundial. As tão criticadas vuvuzelas são adotadas por todos os torcedores independentes de qual seleção torça. Entraram no espírito da festa africana e se contagiaram com a corneta de uma nota só. Marketingo moderno é isso, traz engajamento aos espectadores.

E o Brasil entra domingo em campo. Do outro lado a equipe do continente querenjo jogar com tudo. Tenha certeza, caro pavunense, esse será o jogo da vida deles. Queira Deus, e não a Mãe África, que a zebra não resolva passear por lá e faça festa do pijama em terras argentinas.

Obs.: Muito bom a França ter perdido para o México! Arriba, Chaves!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Igualdade de Raças, REALMENTE!


Hoje o Senado trabalhou. Isso já é uma surpresa em plena época de Copa do Mundo. Para se tornar um feito histórico, o Senado aprovou a lei que acaba com a discriminação racial nas universidade públicas. Enfim, agora faremos o verdadeiro direito de igualdade entre raças.

Era um absurdo um negro ter uma vaga garantina apenas por ser negro. Não há igualdade e sim uma reserva que beneficia uma parte da população. Isso se denomina discriminar. Ou seja, um negro teria direito a exclusividade de vagas, por conta de uma carga histórica que o Brasil viveu.

Sim, os negros merecem o acesso a educação. Assim como brancos e outros povos que por aqui vivem. Não se evolui como nação pagando com a mesma moeda, discriminando. Pois uma lei como essa em vigor, em um futuro não muito distante, iria provocar revoltas, assim como aocnteceu em outros tempos.

Sabemos o que os escravos sofreram. E o principal, foram vítimas de um período governamental fraco e ultrapassado, que não soube socializar de maneira justa negros recém-libertos. Libertar era apenas o primeiro passo, faltava educar, dar moradia justa e renda.

A nova lei teve avanços. Agora, um negro com atitudes racistas vai preso. Empresas não ganham incentivo fiscais por terem negros trabalhando em suas dependências. A capoeira vai ser um esporte regulamentado e as escolas terão que dar aulas da história da Àfrica, justo, pois sempre tivemos história geral, que era basicamente européia.

Parabéns, senadores, isso sim é igualdade racial. Ninguém é mais especial que ninguém. Não se deve existir preconceito racial em um país tão miscigenado. Somos ricos em cores, raças, culturas, alegrias e não podemos ter espaço para um absurdo que se chamava "Cota Racial". Essa não é uma vitória dos brancos, como alguns poderão dizer, essa é uma vitória do Brasil, pois não existe mais lei de separação racial, somos iguais perante a lei e os homens. Viva os Brancos e Negros, viva o Brasil.

Brasil Borracha Forte


Vamos ser sinceros, o motivo de tanta crítica feita pelos jornalistas a seleção Brasileira, deve-se ao fato de Dunga não estar dando aquela "moralzinha" esperada. Poucas entrevistas, treinos fechados e muitos bicos entre os enviados brasileiros em Terras Mandelenas. O Briasil não jogou mal assim. Não deu espetáculo, mas o que se buscou conseguimos, a vitória.

Tudo bem, temos Felipe Melo jogando de titular. Mas não é por uma laranja que devemos condenar toda a feira. Teve o nervosismo da estréia, a tal da Jabulani em crise no casamento e Felipe Melo chutando aonde sua nareba aponta, mas vencemos, conquistamos três pontos e nos isolamos no grupo.

Ano de Copa surgem cada comentaristas. O time da Band é ótimo, só gente "boa". Vampeta, Edmundo, Denílson e Neto. Chamem a polícia! Formação de quadrilha, isso dá cadeia, gente. Que bom seria se burrice também desse, eles pegariam pena perpétua, mas no Brasil só rola 30 anos, mesmo assim, três décadas sem essa turma seria de muita valia. Aliás, logo a Band fazer isso, acho um absurdo alguém que nunca sentou numa cadeira universitária (muito mal tem o fundamental) roubar a vaga de um competente que tanto suou por um diploma.

Estão dizendo "Costa do Marfim, vem aí" como se essa seleção fosse referência internacional de bom futebol e tivesse tradição no esporte. A equipe não está apagada por que nunca brilhou. Para que tanto medo de uma equipe como essa?

Outros temem Portugal. Portugal se limita a Cristiano Ronaldo, nem Deco merece muito destaque. Graças a Deus e Cabral, Liédson se naturalizou portuga, pois jogando contra ele, Lúcio, que outrora colocou Messi no bolso, fará a festa com ele. Medo do time de portugal parece anedota. Time mediano que joga em função de apenas um atleta. Mas se der espaço, o gajo poderá oferecer riscos.

Lógico que não podemos entrar de salto alto. Vamos com cautela, sem se preocupar com espetáculo, pois o que dá título são vitórias. Deixem os críticos falarem, o melhor "cala a boca" é o caneco. Jornalistas, larguem os meninos em paz. Sejamos otimistas e vejamos o lado positivo, vencemos, isso que importa. Pela frente temos uma longa caminhada e a hora é de união e positividade. Aos teimosos deixo Renato Russo para refletir "Fala demais por não ter nada a dizer".

Obs.: Já viram a nova moda dos jogadores? Em toda entrevista eles sempre estão com headphones no pescoço. Pois é, parece que essa Copa está bem musical.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tudo Culpa da Jabulani


Hoje os canarinhos estrearam, enfim. Muitos sonhavam com uma goleada, mas o placar foi magrinho. Mas o Brasil mostrou um futebol modesto, talvez por enfrentar uma equipe modesta. E o placar não me preocupa pois outras seleções também tiveram confrontos com poucos gols. Será que a escassez de gol tem algo com a tal nova bola?

A Jabulani até agora foi a personagem mais falada da Copa do Mundo. Muitos odeiam, aqueles que tecem algum comentário positivo, coincidência ou não, são patrocinados pela Adidas, dona da bola por lá. Kaká disse que é uma mera questão de adaptação, mesmo sendo mais leve, a bola tem muitas vantagens.

Vantagens talvez para atacantes que podem usar do chute uma arma mortal. Os goleiros sofrem com tantas curvas, que podem enganar no momento do arremate. Mas ainda tem aqueles que tratam mal qualquer bola, vide Felipe Melo (que ainda acha que é craque) isolando a Jabulani para onde seu nariz aponta.

Falando em seleção, apesar do placar apertado fomos bem. Não há motivos para preocupações, pois muitas grandes seleções empataram ou suaram para vencer. Temos ainda no mínimo três partidas pela frente e muito chão para caminhar. Acredito que dá para levar para segunda fase. Domingo é a vez da Costa do Marfim, temos que tomar cuidado para não cometer os mesmos erros, mas depois que se viu hoje diante da mediana equipe de Portugal, temos grandes chances de vencer.

Poucos gols e muitas faltas. Isso se resume a primeira rodada da Copa. A bola pode ser culpada por parte dessa secura e excesso de caneladas. Por ser mais rápida exige mais preparo físico e técnico dos jogadores. Mas a culpa não é só da pobre Jabulani, muitos não têm ajudado em nada e dificulta a vida da coitadinha que só apanha.

E as vuvuzelas por aqui não páram um minuto. Segundo pesquisas, as cornetas africanas fazem mais barulho que um helicóptero. Nunca imaginei usar um EPI para cobrir uma Copa do Mundo. Mas tudo é festa e tudo é válido para respirar a Copa, pena que é apenas de quatro em quatro anos. Esperamos que a vuvuzelas anunciem mais gols e que o casamento em crise de jogadores e Jabulani tnha uma longa lua-de-mel.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um Pouquinho de Folga, Por Favor!


No senado tramita a redução da jornada de trabalho no Brail. De 44h semanais, os brasileiros passariam a trabalhar 40h, fixada em lei. A lei já foi aprovada para a classe médica, Biomédicos, médicos e enfermeiros vão trabalhar até 30h semanais. A briga vai ser grande, de um lado os empresários de outro os trabalhadores.

Alguns empresários não gostam muito dessa lei. Pois, para permanecer a plenos vapores, as empresas terão mais gastos com pessoal além de outras cargas tributárias. Os chefões temem, também, a escassez de mão-de-obra qualificada no mercado para atender a possível demanda.

Fato é, que a lei vai gerar mais empregos. Para isso o governo deve buscar dois incentivos, um fiscal e outro na educação. Diminuir impostos para não criar um rombo grande nas empresas privadas e o outro para colocar jovens nas escolas técnicas para dar profissão e prepará-los para um emprego. Pois, como já disse antes, o jovem não quer apenas estudar, o jovem quer emprego.

As maiores empresas do Brasil já funcionam em sistema de 40h semanais. A estimativa aponta que apenas 23% das indústrias não aderem essa jornada. Essa redução valoriza o funionário, pois terá mais tempo para descanso e contato com a família. Isso sem contar com o lazer, lembre-se, direito a família e lazer é defendido pela constiuição.

O funcionário ficará mais descansado, consequentemente, motivado. A OMS sugere que tenhamos 8h diárias de sono. As leis trabalhistas dizem que temos que trabalhar até 8h por dia. Somando o tempo que se gasta no translado trablaho-casa e vice-versa, sobra-se pouco tempo para família, lazer e descanso, pilares muito importantes para a qualidade de vida do colaborador.

Por fim, essa lei vai trazer muitos benefícios. Além de tudo que citei, teremos mais consumidores. Com mais empregos, mais pessoas com dinheiro, resultando em mais gente gastando. A economia gira, gerando novas oportunidades e crescimento. O funcionário fica feliz e motivado, trabalha melhor e o produto final fica ainda mais atraente. Nessa queda de braço, a conciliação é o melhor caminho para o desenvolvimento.

domingo, 13 de junho de 2010

Um Brasil Engajado em 2014


Feel it, Ghana is here! Os torcedores de Gana bradavam isso hoje no jogo. Sabe o que é mais interessante nisso? É a representação do marketing moderno, algo que torne engajamento. E pelo visto, o povo africano está incorporando o que os gestores da Copa queriam. Eles estão sentindo a competição e estão contagiando outras pessoas com esse mesmo espírito.

É um desafio fazer uma campanha com engajamento. Criar nas mentes daqueles que virão ao Brasil em 2014 o sentimento brasileiro de copa, requer um esforço midiático forte, além de ações bem direcionadas. Vai ser um desafio para aqueles que vão criar essas ações, o que se espera é um bom resultado.

Essas ações valem para o povo brasileiro, os estrangeiros, jogadores e comissões técnicas e muito importante, todos que irão trabalhar direta e indiretamente com a Copa 2014. Por sorte, somos tão festeiros quanto os africanos, isso ajuda a contagiar todos. Mas assim como por lá, outros valores implícitos podem ser explorados além do futebol.

Muita coisa nos ajuda, somos o país do futebol, a nação do penta. A Copa ainda vai gerar empregos e isso soa como felicidade a quem precisa. Trabalhador feliz, o produto final vem bonito atraente e os consumidores vão aprovar esse resultado. No final, tudo será festa e os objetivos serão alcançados.

Brasil, a pressão vai ser maior no futebol e o trabalho vai ser árduo para fazermos uma Copa inesquecível. Vamos mostrar o que temos de melhor e desmitificar uma cultura promíscua e uma terra de bandidos. A Copa de 2014 deve engajar todos dessa alma brasileira, nem que seja por 1 mês, o mundo será brasileiro, esse é o nosso desafio.

Obs 1: Enfim, um jogo animado. Os alemães fizeram bonito e sacudiram a Austrália com 4 gols.

Obs 2: O melhor técnico do mundo volta ao Brasil. Felipão vai comandar o Palmeiras e pode ter certeza, vem um time competitivo com um "teacher" histórico.

Obs 3: Falando em técnicos, Roth saiu do Vasco. Azar do Internacional que levou o tal para lá. Assim como briga de namorados, nada como um novo amor para esquecer o velho, o Vasco troca de romance e agora junta as escovas com PC Gusmão, esse sim, um bom técnico que vai fazer o Vasco voltar a vencer!

Eslovênia??


Não sei vocês, queridos pavunenses, mas a equipe do The Pavuna Times ficou um tanto perdida nas bandeiras da Eslovênia, Sérvia e Eslováquia. E hoje é a estréia de um deles contra a seleção do país de origem de Zizou. E como The Pavuna Times, também é informação, resolvemos falar um pouco sobre Eslovênia.

A seleção é composta por jogadores nada famosos. Mas, a maioria joga em boas ligas. Tem até quem joga na Inter de Milão, como o caso de Rene Krhin. Os outros atuam na Itália, Alemanha, França, Israel, Bélgica, Inglaterra e Holanda. Além, da própria primeira divisão eslovena.

Digamos que a Eslovênia é uma espinha no rosto da Europa. Ela vive entre Áustria, Hungria, Itália e Croácia. E quem curtir uma praia pode ir ao Mar Adriático e se banhar nas águas frias. Ou quem sabe pegar uma onda. Mas alguém já viu um esloveno surfista?

Sua capita é Liubliana. Faz parte da União Européia desde 2004. É uma ex-União Soviética, sendo o único país ex-comunista a fazer parte ao mesmo tempo da UE, Acordo de Schengen, Área do Euro, Conselho de Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Conselho da Europa e OTAN. Ou seja, Eslovênia tem a sua importância.

A Publicidade na Eslovênia não é tão diferente do restante da Europa. A Influência externa e a sua participação na Área do Euro, faz empresas de nível internacional se fazer presente no pequeno país, investindo forte na pequena classe de consumidores por lá. O marketing cultural é forte no país, principalmente no cinema. Mas ainda tem Coca-cola, Mc Donalds e marcas esportivas presentes na Espinha Européia.

Agora, você conhece a Eslovênia. E em 2014 eles conhecerão Pavuna, através de nós! Vamos nos ligar na Copa do Mundo. Neste momento, a Eslovênia empata com a Argélia. E depois dessa aula sobre quem é Eslovênia, torceremos para eles. Não perca o que ainda vem no blog, fique ligado e atualizado. Svetovni pokal je naš, Pavuna! Ou A Copa do Mundo é nossa, Pavuna!

sábado, 12 de junho de 2010

O Confronto da Música Futebolística


Alguém avisa ao Felipe Melo que ele não é craque? Talvez, o volante já se tocou disso e virou porta-voz da seleção canarinho. Outrora taxado de bad boy, encrenqueiro e caneleiro, hoje, o carniceiro se tornou o representante da seleção. Falando em caneleiros e cabeçudos, Los Hermanos daqui a pouco enfrentam os nigerianos do Só pra Contrariar, esse sim, será o jogão do dia!

Maradona que já foi jogador, craque, narcotraficante, viciado, até apresentador, hoje é o professor argentino na Copa. E só de lembrar que o técnico deve ser a referência do time, aquele que serve de exemplo, temos a certeza de que o Los Hermanos ou serão a melhor equipe disparada da Copa, ou cairão em tentação e se entregarão a carne, regada a muita bebida, drogas e sexo.

O Só pra Contrariar Nigeriano não tem nada a perder. Pelo contrário, quer fazer história em casa e passar dos "Branquitos", como diria Desábato. O jogo promete ser bem apimentado. De um lado a raça afriacana e de outro a habilidade e o "bonito" futebol sul americano. Não dá ainda para se arriscar um placar, porém, a Terra do Deus cheirador, entra com certa "moral".

Aqui vai um pequeno adendo, a Adidas vem fazendo um bom trabalho de exposição de sua marca na Copa. Não é para menos, a Jabulani é da poderosa marca esportiva. Além disso, seus mais famosos patrocinados, Kaká e Messi, são as grandes promessas de gols e boas apresentações nessa Copa. Aonde se olha, lá está Adidas estampado. Isso cria uma proximidade e até um "quê" de engajamento, pois quando se falar em Copa do Mundo, se lembrará da Adidas.

Portanto, hoje o dia será cheio. A seleção treina em ambiente fechado, então pouco teremos de informações sobre nossos brazucas. Mas logo Felipe Melo solta a voz na coletiva e dedura o que aconteceu. Aliás, essa atitude de Dunga pode ter a ver com a tal discussão entre Daniel Alves e Júlio Baptista. Logo falaremos mais sobre a seleção, por hoje o confronto músico-esportivo é o que chama mais a nossa atenção.

Acompanhe a Copa no Melhor estilo, The Pavuna Times, os seus olhos na África.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Copa do Mundo é Nossa...


A bola começou a rolar hoje em terras Mandelenas. E os Bafana-Bafana surpreenderam arrancando um empate com o país de Chapolin. E para completar o dia, a França ficou, como aquele seu vizinho gordo de pêlos nas costas todo suado na balada dando em cima de uma mulher estonteante, no 0x0. Que continue assim para eles, ou que tenham pelo menos uma saída à francesa.

Chega de engasgar com os franceses. Agora estamos em uma nova Copa e outros times mostram seu poder. Apesar da bruxa andar por lá, alguns times estão bem competitivos e podem trazer certa preocupação, diferentemente dos tricolores europeus, que sem Zizou, não são aqueles galos fortes, no máximo pintinhos assustados.

Nada de Itália ou Espanha, a equipe do The Pavuna Times arrisca na Holanda ou ainda Inglaterra. Além disso, ou os EUA ou alguém da África vai assustar. Vão conseguir uma boa campanha. Seria até interessante ver um africano levando a taça esse ano, é o povo que mais merece esse título.

A trágica notícia da morte da bisneta de Mandela escureceu a nação rainbow. Após tanta festa, uma tristeza para abalar um povo que vem sendo o mais alegre das últimas copas. Mas mesmo assim as vuvuzelas soaram forte no Soccer City, porém com um dó de luto.

Essa vai ser uma Copa bonita e bem rica. Rica em cores, festa, alegria e tomara gols. Fiquei surpreso em ver na placa de publicidade a marca Seara, me veio em mente o vídeo do Robinho e cia dançando e fazendo embaixadas. Que venha uma Copa inesquecível e surpreendente. Vida longa ao Brasil e morte aos hermanos e franceses.

OBS : Virão muitos posts sobre a Copa pela Frente. Nossa equipe do The Pavuna Times está na África do Sul buscando o melhor para você, querido Pavunense.

Tá na Pavuna, tá na Copa. (roubamos da Globo)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Fazendo Arte


Minhas andanças pela vasto mundo da internet, encontro muita coisa boa. Por aqui já falei até das empresas americanas que fabricam pelúcias de órgãos humanos e virús, bactérias e parasitas. Dê um confere nas nossas últimas postagens, na categora opinião. Hoje, falarei de um site para os designers de plantão. Marcelo Brito é o nome do cara.

Excelente fotógrafo. Aliás, sua peculiar visão sobre algumas paisagens, resultam em verdadeiras artes para se admirar e aplaudir. Em seu orkut, Marcelo coloca alguns aperitivos fotográficos, além de algumas fotos com amigos e com a esposa. Mas o que vale destaque é a sua visão peculiar do que a fotografia pode se representada como uma obra.

Em seu site, Marcelo mostra tendências e novidades do mundo do Design. Por lá, você, caro pavunense, pode conferir o seu trabalho e ficar antenado sobre o que acontece no mundo das artes cybernéticas. Não pense que é bajulação, se o cara não fosse bom, não indicaria.

E continuarei andando pela mídia eletrônica mais famosa e moderna. Se eu tiver alguma novidade, tenha certeza que postarei. E se você, caro turista em terras pavunenses, tiver alguma novidade e queira expor, passe por aqui e deixe seu comentário dizendo o que você quer nos mostrar. E antes que eu me esqueça, o site do Marcelo é www.marcelobrito.net , ou siga no twitter @marcelodesign.

É Puro Preconceito


Alguém pode explicar o que seria a nova moda "coloridos? Sim, eu não entendo essas modas que repentinamente aparecem e mudam um contexto social, musical e comportamental. O pior, essas fashions waves deixam a mostra como o futuro da nação pensa e como são facilmente trabalhados à alienação.

O semanal "Os Caras de Pau", com humor diferente e inteligente, mostrou o que seria essa tal nova onda. De começo, mostraram um exemplo dos óculos usados atualmente. Dizem que é uma mostra retrô inspirado nos anos 80. Aliás, essa modinha é um mix dos anos 70 e 80. Diria, talvez, a expressão da pior parte das duas décadas. O que leva um ser normal a usar um óculos ridículo, chamativo e nada bonito na cara e achar que está malandro?

As roupas são um verdadeiro desfile. De carnaval, é claro. Pois usar uma calça mostarda com uma blusa vermelha, um casaco verde, um relogio azul e um tênis rosa (sem esquecer dos óculos) não é muito clean, como gostam de dizer os estilistas. Podem me chamar de antiquadro, mas isso não substitui o estilo clássico, não é melhor apresentável que um Armani, por exemplo. Duvida? Tente ir a uma entrevista de emprego vestido assim.

Antes fosse apenas a moda. Bandas surgem do nada. Buscaram referência nos anos 80, na época Fábio Jr. abduzia suspiros das mulheres quando cantava ou atuava. Então pegaram o filho dele e fizeram a repaginada do Fabinho nos anos 2000. As músicas são tão profundas que qualquer babaca em alto nível etílico consegue fazer. Ou você acha que um poeta de verdade escreve isso "O simples torna ela (sic) demais, quinta o shopping, domingo os pais"? Aliás, a "letra" toda é esdrúxula.

Ficaria aqui horas falando desses "coloridos". Eu sei, é puro preconceito meu.Não é por eu ter dilpomas que eu me livro de medos e pré-conceitos. Mas não posso ficar calado diante de tal atrocidade aos meus olhos e ouvidos. Não quero que a sociedade se torne algo chato e monótono. Não quero um mundo preto ou cinza e nem que pensem assim como penso. Só quero uma juventude mais inteligente, consciente e menos alienada. Até por que, somos o futuro da nação.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Aprendizes Vascaínos


A situação do Vasco no Campeonato Brasileiro é tão boa quanto o programa O Aprendiz Universitário com João Doria Júnior, na Record. Aliás, os dois são bem parecidos. O Vasco com jogadores que cometem erros amadores e com posturas de juvenis, tanto quanto no programa. A esperança para a mudança está fora do que se pode ver.

Comparemos o comando. O Vasco prometia um nome de peso para ser o novo técnico. Trouxeram Celso Roth. Um técnico mediocre e sem grande expressão no Brasil. O mesmo aconteceu em O Aprendiz, que com a saída do coach Justus, a Record foi buscar mais um apresentador recheado de botox e sem muita intimidade com a TV, apesar de já trabalhar há anos no meio.

O Vasco rejeitou Abel Braga e outros nomes, por considerar caro. Não renovou com Dorival Júnior, que não era o melhor técnico do Brasil mas trouxe o Vasco de volta à elite, que seguiu para o Santos, time sensação da atual temporada. A Record não segurou Justus, que apesar de não ser um exímio talento para TV, levou O Aprendiz aos bons picos de audiência no horário.

Como diziam os funkeiros, produtos de um patrimônio cultural brasileiro, o canal e o clube estão de "miserinha". Não trouxeram nomes de peso e a altura dos mesmos, pois encontraram no mercado alguém barato para ser um substituto. Pois bem, o barato vai sair bem caro no fim das contas. Com certeza, a situação seria diferente se o comando fosse outro.

Claro que o time conta. Não adianta colocar um Felipão e o time ser fraco. Mas poderia se sonhar com Abelão, Joel Santana (quando estava desempregado), Oswaldo de Oliveira ou até o Cuca, é só abrir os cofres. Enquanto isso, no QG do aprendiz, ótimo seria assistir Antônio Ermínio de Moraes, Eike Batista ou Nizan Guanaes no comando. Os aprendizes e o telespectador aprenderiam de verdade e o programa emplacaria, sendo verdadeiras aulas, quiçá um telecurso 2000 universidade.

Mas sonhos não expressam a realidade. Mas há esperanças enquanto há vida. A equipe que trabalha nos bastidores e a estrutura são excelentes, e isso faz a diferença no produto final. O Vasco tem uma ótima estrutura e um gestor de futebol, Rodrigo Caetano, que é experiente e sagaz. A solução pode ser mirar no que se tem de melhor, ou então, continuarão eternos aprendizes ao inves de profissionais de sucesso.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dossiê dos Garotinhos


Quem vê Anthony Garotinho discursando, fica até com pena dele. Outros ainda pensam em ligar imediatamente para Bento XVI e marcar uma reunião extraordinária com caratér de urgência para a possível canonização desse homem. Vendo um programa na TV, pequeno menino disse que é vítima de um esquema que o quer tirar da disputa ao cargo de governador do Rio de Janeiro.

Há pouco tempo, rapaz de estatura mínima, foi dado como inelegível para as próximas eleições. Mas ainda cabe recursos e mais recursos. Por fim, ainda veremos a sua cara gorda e seu corpo atarracado, mesmo depois de uma medíocre greve de fome, nos horários políticos, que já são chatos, ficam pior quando tem um "de menor" falando que é um coitado.

Segundo o próprio é vítima de uma conspiração. Mas a Polícia Federal, Ministério Público e a Justiça Eleitoral, todos fazendo esse complô contra esse homem santo? Mania de perseguição é coisa de esquizofrênico, qualquer dia veremos Garotinho gritando pelas ruas "Me colocaram um Chip".(!)

De pequeno, Anthony só tem o nome, pois faz besteiras de gente grande. Ele está sendo processado por formação de quadrilha armada. Outra acusação é que em 4 anos de governo Rosinha foram surrupiados R$58 Milhões. Depois, apareceram, misteriozamente como passe de mágica, R$600 mil para a pré-campanha de presidente do candidato.

Em 29 de maio de 2008, o ex-chefe da polícia civil, do governo Garotinho, e deputado Álvaro Lins foi preso sob acusação de cobrar "caixinha" para as delegacias na Capital, sob os olhares atentos do governador. Como nada é tão ruim, que não possa piorar, houve a acusação de desvio de recursos do Fundo Estadual de Saúde por meio da Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (FESP), que fora de apenas R$6,4 Milhões.

Sua mulher, pequena Rosa, teve seu mandato ameaçado após a acusação de práticas panfletárias feitas pelo jornal e rádio "O Diário". A mesma se tornou inelegível nas próximas eleições junto com outras duas pessoas.Além de tudo isso, corre o sério risco de sair da prefeitura de Campos, no Rio de Janeiro.

Pois é, como se vê é tudo calúnia? Perseguição? Anthony Garotinho culpou até o Capeta, isso mesmo, disse que é tudo obra do malígno com quem janta às vezes. Reflita muito bem em quem votar, principalmente você, evangélico. Mas ainda há tempo de ligar para o Vaticano, quem sabe poderemos ter o primeiro santo político?

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Salvando a Pele dos Tubarões


Já diz Saul Bekin, o endomarketing cumpre aquilo que o marketing promete. É uma realidade, pois de nada adianta prometer qualidade, bom atendimento ou outras vantagens se o colaborador não está imbuído desse compromisso que outrora os criativos propuseram. Assim, conquistar o seu cliente vai além se simples palavras e belas campanhas.

Imagine você, caro pavunense, se o funcionário não está satisfeito com seu trabalho. Ou ainda, está com problemas em casa. Será que ele vai produzir bem? Será que a qualidade do produto final não será afetada? Ou pior, há a possibilidade desse funcionário se acidentar? Se a mente dele não se concentra em seu trabalho, fatalmente ocorrerão falhas nesse processo.

Há empresas que vão além de meramente cumprir seu dever de empregadores. Algumas disponibilizam creches e aulas de reforço dentro das dependências de suas empresas. Outras contam com escolinhas de futebol, grupos de ballet e aulas de artes marciais para filhos de funcionários. Assim, os colaboradores podem ficar tranquilos, pois sabem onde seus pimpolhos estão e como estão sendo cuidados.

A Azaléia foi além. Incentiva os romances em suas fábricas e ainda banca os casórios daqueles que foram acertados pela flecha do cupido dentro do ambiente de trabalho. Isso faz jus quando se diz que seu funcionário faz parte da família ou quando o empresário faz o discurso de que cada empregado é importante.

Há tanto tempo se endeusa o cliente externo, fazendo o cliente interno se virar para atender as demandas. Agora, com o excesso de marcas e os múltiplos produtos nas prateleiras, o colaborador deve ser visto como o grande diferencial da empresa. Ele será o responsável por dar forma a proposta feita pela empresa para satisfazer os consumidores.

Satisfação, essa é a palavra-chave do marketing moderno. E é que deve ser usado no endomarketing. Respeitar como pessoa e valorizar como profissional é o caminho para o sucesso de um produto ou bem. A matemática é simples, enquanto o marketing busca atrair e reter clientes, o endomarketing atrái e retém colaboradores, que por sua vez, irão reter clientes. Lembre-se que palavras o vento leva, atitudes expressam o verdadeiro significado do que há dentro de uma empresa.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Ricos Ecochatos


Ser ecológico é cult. No mínimo isso, pois não é nada barato ter um produto com selo verde. Em outras palavras, se você quer preservar o verde da nossa bandeira, você tem que estar disposto a pagar. Mas é contraditório, pois se são produtos de energia limpa, renovável ou reciclado, qual o motivo de ser tão caro?

Ontem, a equipe do The Pavuna Times, estava no auditório da Universidade Veiga de Almeida presente para a conferência do Ministro Carlos Minc. A conferência fazia parte de uma série de palestras sobre a semana do meio ambiente. A palestra foi curta, porém muito interessante e nos mostrou muitos pontos relevantes.

O verde se tornou um negócio. Desde empresas de reciclagem até lojas para classe média A, tudo que possa ser reciclado, reaproveitado ou gerado através de energia renovável, é vendido e com preços salgados. Campanhas, impostos e investimentos, muitos são os mecanismos de fazer do verde das matas, o verde do dinheiro.

Mas a preservação do meio ambiente é extremamente importante para a nossa existência e bem estar de todo ecosistema. Porém, se ao invés de uma nova possibilidade de mercado, o meio ambiente trouxesse prejuízos, estaríamos tão interessados nele?

Na verdade o meio ambiente gera lucro, empregos diretos e indiretos e sustentabilidade. Ou seja, é de extrema importância cuidá-lo e preservá-lo, pois dele pode vir possibilidades que jamais esperávamos, até mesmo curas de patologias que há anos atormentam a humanidade.

O grande problema está no acesso a essa ideologia ecológica. As classes D e E não têm a mesma visão de ecologia que as classes média, B e A. Assim, preserva o ecossistema quem puder pagar e não quem estiver disposto a preservar, apenas. Vide a camisa da seleção brasileira, feita de garrafa pet reciclada, custa R$179, 90. É para quem quer ou para quem pode?

Por fim, é de extrema importância o contato e conhecimento de todas as classes a respeito da preservação do nosso verde. Além disso, aos empreendedores, vamos distribuir de forma sustentável ( a palavra da moda nesse assunto) os recursos, bens ou produtos verdes para que seja de acesso a todos. Até por que, não é só o rico que polui e nem é apenas ele que pode ser ecochato.